Você está dirigindo na cidade ou na estrada, super tranquilo e de repente, um imprevisto: o pneu furou! O primeiro pensamento é: como eu vou trocar esse pneu? Você pode ligar para o seguro do seu carro, pedir ajuda de alguém ou trocar você mesmo.
E, pensando nisso, nós separamos dicas claras e objetivas para você conseguir trocar o seu pneu furado de forma simples e não transformar a situação em um verdadeiro pesadelo.
O que eu preciso para trocar o pneu furado?
A primeira atitude que você deve fazer é sair da pista e parar no acostamento o mais rápido possível. Nunca pare em curvas ou declives. Além disso, você precisa ter os equipamentos certos como: estepe em boas condições, macaco hidráulico, chave de roda e triângulo sinalizador.
Uma dica é deixar sempre uma flanela limpa no porta-luvas, para remover a sujeira das mãos após a troca de pneu.
Passo-a-passo de como trocar o pneu
Agora que você já tirou o carro da pista e conferiu se tem todos os equipamentos para fazer a troca, o próximo passo é colocar a mão na massa!
Primeiro passo:
Primeiramente é necessário sinalizar para os demais motoristas que você está com problemas. Para isso, posicione o triângulo de acordo com a quilometragem permitida. Ou seja, se for uma via de 40 km por hora, o ideal é parar a 40 metros da parte traseira veículo. Se for 60 km por hora, a 60 m e assim por diante. Em dias chuvosos ou com neblina é preciso dobrar as dimensões.
Segundo passo:
Puxe o freio de mão puxado e engate a primeira marcha. Retire do porta-malas o estepe, macaco e chave de roda. Posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro, e não na plástica, que pode quebrar. Se não souber o local correto, confira no manual do seu carro.
Após afrouxe as porcas das rodas girando a chave de roda no sentido anti-horário. Talvez você necessite de um pouco mais força nessa parte. Lembre-se de que não precisa retirar as porcas totalmente.
Terceiro passo:
É hora de levantar o carro com o macaco. Na parte lateral do carro tem uma seta para ajudar a encaixar o equipamento corretamente. O recomendado é abrir o macaco a 20 cm antes de encaixá-lo no carro.
Dica: Certifique-se de que o veículo está firme e estável no solo.
Quarto passo:
Encontre a altura ideal para poder retirar o pneu furado. Após retire os parafusos, que já estão frouxos e guarde as porcas para não perdê-las. Agora você substitui o furado pelo estepe, sem parafusá-lo, pois é preciso descer o carro com o macaco primeiro. Depois coloque a calota e aperte bem os parafusos.
Após retirar o pneu furado, guarde-o no porta-malas e substitua-o mais rápido possível.
Quinto passo:
Confira se está tudo certo e vá à borracharia mais próxima para substituir seu estepe, que agora está furado e dar o ok final na sua troca. Aproveite e calibre os pneus e solicite para o mecânico apertar novamente os parafusos da roda.
Viu que não é tão difícil assim! Entretanto se você não se sente seguro para fazer esse serviço sozinho solicite ajuda de um especialista ou entre em contato com o seguro do seu carro. E lembre-se sempre: sua segurança em primeiro lugar!
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