Alguns cuidados podem ser adotados pelos motoristas para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio. A conservação da peça está diretamente ligada à eficácia da frenagem do veículo.
Quando o condutor aciona o pedal do freio, são as pastilhas que entram em atrito com o disco de freio, que é uma peça de metal acoplada à roda. As pastilhas têm uma base de aço revestida de um material mais macio, que entra em contato com o disco e provoca a fricção necessária para reduzir a velocidade do veículo.
Indicar um período exato para a troca das pastilhas é uma tarefa praticamente impossível, já que seu desgaste depende diretamente da forma como o sistema de freio é utilizado. Mesmo assim, existem cuidados que podem ser adotados e que contribuem para aumentar a vida útil das pastilhas.
1: Use o freio motor para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio
Em algumas situações, você pode optar por usar o freio motor no lugar do sistema de freios convencional. Assim, você só precisa diminuir gradativamente as marchas do veículo para reduzir sua velocidade.
Em trechos de descida, por exemplo, é importante manter uma marcha engatada. Assim, você tem maior controle da direção e evita o uso excessivo dos freios e o desgaste das pastilhas.
2: Preste atenção no prazo correto para trocar o fluído de freio
O fluido de freio transmite a pressão que fazemos ao pressionar o pedal até a pastilha, fazendo com que ela entre em atrito com o disco. Com o passar do tempo, as propriedades especiais do líquido são perdidas, por isso, os fabricantes indicam que sua troca seja periódica.
O indicado é que o fluido seja trocado em uma média de 10 mil quilômetros rodados para que os componentes do conjunto de freios não sejam comprometidos. Contudo, esse número pode variar de acordo com as características de cada veículo.
3: Evite levar muito peso no veículo
Tanto caminhões quanto carros de passeio sofrem danos quando o seu limite de peso não é respeitado, e os prejuízos não se limitam apenas à suspensão dos veículos.
Com o excesso de carga, o sistema de freios também é comprometido. Em um veículo mais pesado, os freios são acionados com mais intensidade e por um maior período de tempo. Assim, o desgaste das pastilhas é maior e sua vida útil é reduzida.
4: Faça manutenção preventiva no seu carro
Já ouviu a premissa de que “é melhor prevenir do que remediar”? Por isso, não adie o encontro do seu carro com o mecânico da sua preferência. As revisões periódicas são fundamentais para manter seu veículo em boas condições. Com a prevenção, você se livra de imprevistos e garante a segurança e eficiência da frenagem.
Em uma revisão, o mecânico pode verificar se há sinais de desgaste das pastilhas de freios e de outros componentes, evitando o surgimento de problemas maiores. Se o profissional constatar que as pastilhas devem ser trocadas, opte por peças de qualidade, dando preferência a marcas reconhecidas, que empregam alta tecnologia e inovação no desenvolvimento de seus produtos.
Você já conhecia as melhores formas de preservar as pastilhas de freio do seu veículo? Se você se interessou por este conteúdo, não deixe de acompanhar o blog e ver outras dicas e informações úteis para o relacionamento com o seu carro.
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024