Quando foi a última vez que você calibrou os pneus do seu carro? Para que possa rodar seguro e com tranquilidade, verifique a pressão periodicamente. Seguindo algumas dicas simples e realizando a manutenção preventiva, você evita muitas dores de cabeça e estresses durante as viagens. Veja algumas atitudes para você cuidar bem dos pneus do seu carro.
Os pneus devem estar sempre calibrados
Essa prática não só garante uma melhor aderência do pneu à pista, como também aumenta a vida útil dele. Rodar com as peças calibradas ocasiona um desgaste regular da banda de rodagem, além de prevenir o surgimento de bolhas e de dar maior proteção contra impactos.
Para saber a pressão indicada para o seu veículo, basta consultar o manual do proprietário ou os adesivos colados no carro – geralmente eles estão atrás da tampa do tanque de combustível ou no batente da porta do motorista.
Lembre-se: tenha como rotina passar no posto de combustível periodicamente para verificar a pressão dos pneus.
Posso colocar pneus com tamanhos diferentes nos dois eixos?
Para garantir a performance esperada do carro, opte por pneus da medida que é indicada pelo fabricante do veículo. Afinal, cada peça possui características próprias e foi feita para determinados tipos de uso.
Além disso, quando for trocar os pneus, instale peças iguais e com as mesmas condições de desgaste no eixo do carro. Também evite rodar com modelos de medidas diferentes – a exceção, neste caso, vale apenas para automóveis esportivos, nos quais é indicado no manual do proprietário o uso de pneus mais largos no eixo de trás do veículo.
Devo fazer a troca de todos os pneus?
É comum que os pneus de um eixo se desgastam mais que o do outro. As razões para isso variam desde problemas no balanceamento e alinhamento até o estilo de direção. Então, é perfeitamente aceitável que você faça a troca de apenas dois pneus por vez.
Caso fizer isso, opte por colocar os novos na parte traseira, já que assim você garante melhor tração e maior aderência do pneu ao solo. Além disso, vale a pena realizar o rodízio dos pneus, para manter o desgaste das peças uniforme e dar maior estabilidade ao veículo.
Faça alinhamento e balanceamento dos pneus com regularidade
Esteja em dia com o alinhamento e o balanceamento do carro para aumentar a vida útil dos pneus. Também evite encostar a peça no meio-fio das calçadas, já que isso afeta o protetor das rodas, além de causar desgastes ou cortes nas laterais.
Além de seguir essas quatro dicas simples para aumentar a vida útil da peça, estar de olho no desgaste é fundamental para sua segurança. E quando saber que está na hora de trocar o pneu do carro?
Para responder essa pergunta, fique atento ao TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem presente no fundo dos sulcos. Quando a espessura for tão fina que é possível ver a marcação, o pneu está no fim da vida útil.
Outra maneira de verificar a espessura do pneu, é inserir uma moeda de R$ 1 no sulco da peça. Se a parte dourada ficar coberta, então a profundidade é suficiente. Caso contrário, é preciso trocar os pneus por novos.
Descobriu se precisa trocar os pneus do seu carro? Na Santa Emília, profissionais qualificados cuidam do seu veículo para você rodar tranquilo. Agende uma revisão ou a troca dos pneus clicando aqui.
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024