Já ouviu a frase “prevenção é o melhor remédio”? Pois bem, é válida quando falamos de carro. Isso porque, a maioria dos motoristas deixa para procurar assistência mecânica quando o veículo já apresenta algum problema. Contudo, a cautela é o melhor caminho para prolongar a vida útil das peças e ter segurança ao dirigir.
Além disso, programar revisões periódicas no seu carro também é garantia de economia para você, motorista. Afinal, consertar um problema sai muito mais caro do que evitar que ele apareça. Já que levar o veículo para uma manutenção rotineira é mais barato do que chegar na oficina com o sistema em pane.
Então, como saber qual é o momento certo para levar seu carro na oficina? Nós separamos essas dicas que te ajudarão bastante. Veja só:
1 – Busque informações no manual do proprietário
No documento, você encontrará dados sobre o período de revisões de cada sistema ou peça do veículo de acordo com a própria fabricante do automóvel. Este espaço de tempo determinado no manual é baseado nos processos de fabricação e nos testes realizados pela montadora.
Dessa forma, é possível estipular a vida útil de cada peça. Sempre que o período estiver chegando ao fim, é preciso agendar a manutenção ou a troca desses sistemas e peças.
2 – Não esqueça as revisões obrigatórias
Se o seu carro é novo, provavelmente ainda está na garantia. Assim, você precisa verificar o calendário de revisões obrigatórias estipuladas pela montadora do veículo.
Esses serviços são feitos na concessionária na qual você comprou o carro ou em oficinas autorizadas. Se o motorista quiser, pode levar o automóvel para outra oficina, mas corre o risco de perder a garantia de fábrica.
3 – Estipule um calendário de acordo com a quilometragem alcançada
Muitos motoristas estabelecem uma quantidade aproximada de quilômetros para realizar a próxima manutenção no veículo. Geralmente, o manual e os próprios mecânicos indicam que o proprietário realize as revisões a cada 10 mil quilômetros.
Vale lembrar que quanto maior a quilometragem do seu carro, mais complexas se tornam as manutenções. Isso porque, um carro mais rodado exige atenção especial na hora da revisão.
Se você não costuma andar muito com o seu carro, crie o hábito de visitar o mecânico a cada 6 meses, por exemplo. Até porque veículos parados por longos períodos têm problemas específicos e também precisam de manutenções periódicas.
4 – Procure um mecânico antes de viajar
Mesmo que sua última revisão tenha sido há pouco tempo, se você for pegar a estrada para viajar, consulte um mecânico antes.
Certifique-se que tudo está em perfeitas condições para a viagem. Lembre-se: nem todas as rodovias possuem infraestrutura adequada para casos de pane ou problemas mecânicos. Então, cheque alguns itens básicos antes de pegar a estrada.
Onde fazer as revisões?
Só o maior grupo de concessionárias da região poderia oferecer o que o seu carro precisa! Na Santa Emília você, encontra equipes treinadas pelas montadoras para te oferecer serviços de qualidade com agilidade e com preços justos. Além disso, na Santa Emília você tem a maior variedade de peças genuínas para veículos das marcas Volkswagen, Toyota e Renault à sua disposição.
Precisa agendar uma revisão? Fale agora com nossos consultores clicando aqui e encontre o serviço ou peça que precisa para o seu carro.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro do setor.
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024