5 dicas para economizar com combustível

Categorias Dicas

Você pode pesquisar ou até esperar pelas promoções dos aplicativos das redes de postos. A verdade é que nenhuma dessas alternativas vai ajudar você a reduzir seus gastos com combustível, já que a gasolina e o etanol estão bem caros. 

O que pode te ajudar a reduzir o rombo no seu bolso são estas 5 dicas de hábitos diários que farão o tanque do seu carro render mais. Confira:

Faça a calibragem dos pneus regularmente

Nós costumamos alertar você sobre a pressão correta dos pneus e a frequência ideal para calibrar as peças. Mas não custa lembrar, né?

Isso porque um pneu murcho fará com que o motor precise de mais força para rodar com seu carro, o que vai consumir mais combustível. E não somos nós que estamos falando. Há dados de estudos que comprovam que rodar com duas libras de pressão a menos do que o indicado pelo fabricante da peça pode fazer com que o carro consuma 0,33% a mais, em média. 

Para ter certeza de qual calibragem usar na hora de colocar pressão nos pneus, confira o manual do proprietário do seu veículo ou veja a indicação impressa na própria borracha.

O lubrificante influencia no consumo de combustível

Faça a troca do óleo do motor no período recomendado, já que ele é fundamental para economizar combustível. Em carros novos, o ideal é trocar o óleo a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo, o que se encaixa com as revisões obrigatórias.

Para carros fora de garantia e com menos de 5 anos de uso, a recomendação é a mesma. Para carros mais velhos, a dica é reduzir o intervalo entre a troca de óleo para 7 mil ou 8 mil km.

Ah, e não esqueça de substituir o filtro de óleo a cada troca de lubrificante. Muitas montadoras recomendam uma peça nova a cada duas mudanças de óleo, mas, se possível, use um filtro novo a cada lubrificante novo.

Use o ar-condicionado de forma racional

Esteja ciente que, hoje, os sistemas de climatização roubam bem menos energia do que nos veículos dos anos 1990, mas seu uso implica, inevitavelmente, em maior consumo: de 3% a 5%.

Não estamos pedindo para você andar com o ar-condicionado desligado no verão, a recomendação é ligar o ar em temperaturas amenas, nada de exageros.

Além disso, quando perceber que já está agradável no interior do veículo, suba a temperatura do ar-condicionado. Já falamos aqui no blog sobre outras dicas para evitar que o ar-condicionado roube a potência do motor do carro e, consequentemente, gaste mais combustível.

Motorista não deve exagerar na carga do veículo

Já imaginou que o peso do veículo pode influenciar no consumo de combustível? Isso acontece porque todo veículo tem uma quantidade máxima de peso para o qual foi projetado. Colocar mais carga vai sobrecarregar os componentes do veículo e fazer com que ele use mais combustível para andar.

Assim vale para o contrário também: quanto mais vazio estiver o carro, mais economia de combustível você terá.

Manere na velocidade

Ter um pé pesado vai te custar mais caro quando o assunto é combustível.

Além disso, acelerações bruscas fazem o carro usar mais gasolina, já que nessas situações o corpo da borboleta do conjunto fica mais aberto, o que significa maior volume de ar na câmara de combustão e mais combustível injetado. Use entre 10% e 20% do curso do pedal.

A forma como você pilota, desde as pisadas fortes no acelerador ou freadas bruscas até a troca de marchas no tempo errado, podem fazer o seu carro gastar até três vezes mais combustível.

E não esqueça de escolher um posto de confiança para abastecer. A qualidade do combustível também está relacionada ao consumo de gasolina pelo carro. Sempre desconfie de preços que estão muito diferentes dos praticados pela maioria dos outros postos.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares.

Santa Emília