Mais do que desejo, às vezes, trocar de carro se torna uma necessidade. Mas você sabe identificar quando é o momento ideal de trocar de carro?
Tem pessoas que por hábito costumam trocar de carro logo que terminam de pagar as prestações, já outras ficam bons e longos anos com o mesmo veículo na garagem.
Fato é que você terá que se despedir do seu companheiro de estrada em algum momento da vida, difícil é reconhecer quando esse dia chegou. Decidir que está na hora de comprar um automóvel novo leva em conta vários fatores práticos e para isso separamos 4 sinais de que chegou o momento de trocar de carro. Acompanhe!
1. Quilometragem alta
É difícil precisar o tempo de vida útil de um veículo. Acontece que quanto maior a quilometragem que o carro já rodou, mais manutenção esse veículo vai precisar.
Geralmente, por volta dos 60 mil km o automóvel já começa a demonstrar desgaste natural em alguns componentes, como a embreagem e a suspensão, exigindo maior manutenção.
2. Custo de manutenção
Carros novos ou usados exigem manutenção. Porém, quando a ida ao mecânico se torna recorrente e muito cara para o proprietário, é bom avaliar trocar de veículo.
Um cálculo simples pode te ajudar a monitorar se o custo da manutenção do carro está dentro do esperado. Os gastos não podem ultrapassar 10% do valor de venda do seu carro, que pode ser baseado no valor de cotação da Fipe.
Por exemplo, se o veículo vale R$ 40 mil, os gastos anuais com manutenção, incluindo troca de óleo e outros gastos rotineiros, não devem ultrapassar R$ 4 mil.
Se você tem gastado bem mais que 10% do valor do veículo em manutenções anuais, cogite trocar ou vender seu carro.
3. Desvalorização do automóvel
Não é novidade: desde que o automóvel sai da concessionária, ele já perde valor de revenda.
Com o passar dos anos e novos veículos sendo lançados pelas montadoras, é natural que o seu carro perca valor de mercado, prejudicando a troca ou venda. Se este é o seu caso, avalie trocar de carro para não perder tanto com a desvalorização no valor do automóvel.
4. Alto consumo de combustível
É verdade que alguns modelos consomem mais combustível que outros. Só que este fator pode ser atenuado ainda mais com o envelhecimento do veículo.
Com o preço alto do combustível, é bom avaliar se vale a pena ficar com um automóvel que consome muita gasolina ou investir em um modelo mais moderno que seja capaz de rodar mais gastando menos combustível.
Se depois de ler nosso conteúdo, você avaliar que chegou a hora de trocar de carro, saiba que pode contar com a ajuda da Santa Emília para encontrar o modelo ideal para você e sua família. Fale com nossos consultores agora e não adie a compra do seu automóvel novo.
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024