Como higienizar seu automóvel em tempos de coronavírus

Categorias Sem categoria

Não é mais novidade que estamos vivendo tempos difíceis por conta do coronavírus. A pandemia chegou no Brasil com força e fez com que todos redobrassem os cuidados para evitar a contaminação. Ficar atento em alguns pontos pode ser essencial para ajudar na prevenção, tal como higienizar corretamente o seu veículo.

Essa limpeza é necessária para quando sair de casa com o automóvel para ir até a farmácia, mercado, ou outro local de extrema necessidade. As dicas valem também para aqueles que estão trabalhando como motoristas de aplicativo, taxista, ou semelhantes.

Antes de tudo, reforçamos que economizar água é a prioridade. Evite ao máximo usar mangueiras. O recomendado é usar até dois baldes, que é mais do que suficiente para fazer uma boa limpeza.

Se possível, opte por água de reúso, como aquela que foi usada na máquina de lavar roupa, ou até mesmo, se você tiver uma cisterna, utilize a água captada da chuva. Dessa forma o planeta agradece.

1. Lave a parte externa do veículo

O importante aqui é seguir uma sequência lógica de limpeza para não sujar onde já limpou. Comece limpando o teto, desse modo toda a sujeira irá escorrer pelas laterais. Depois, limpe as laterais e traseira. Deixe as partes de baixo por último. Para os pneus e rodas, use uma escova ou um esfregão.

2. Parte interna do veículo

Agora chegou a hora de limpar a parte interna do seu carro. Os itens que você deve dar mais atenção aqui são: volante, freio de mão, câmbio, bancos, rádio, cinto de segurança e fivela.

Como a maioria dos carros são compostos por materiais plásticos, o vírus pode sobreviver por até três dias caso não haja higienização. Se possível, higienize tudo com álcool 70% líquido. A dica aqui é comprar um borrifador e espirrar em tudo, isso facilitará o seu trabalho, além de ser muito prático.

Depois de ter higienizado, retire todos os resíduos grandes que possam atrapalhar o restante da limpeza (itens como embalagens ou acessórios perdidos). Retire também os tapetes, que devem ser lavados separadamente com água e sabão.

Para facilitar o seu trabalho, use um aspirador de pó para pegar aquelas sujeitas menores e quase invisíveis para nossos olhos. Não se esqueça também do porta-malas.

3. Limpe o ar-condicionado regularmente

Esse é uma dica muito importante. Muitas bactérias e fungos podem se proliferar no filtro de ar, caso ele esteja sujo. O ideal é que ele seja limpo a cada seis meses, mas devido a pandemia, fazer disso um hábito é essencial. A limpeza do filtro de ar é fácil e prática.

4. Mantenha o seu carro higienizado

Feito a limpeza, agora é só manter tudo higienizado. A dica aqui é deixar um frasco de álcool em gel em um local de fácil acesso para você utilizar ao entrar no veículo, limpando sempre as mãos e as superfícies de contato contínuo. 

Ao transportar alguém, peça para a pessoa tomar as mesmas medidas de higienização: limpar as mãos com álcool, tossir e espirrar usando um lenço e descartar esse material rapidamente no lixo.

Vale lembrar também que os bancos podem ser limpos com produtos do tipo spray, sendo ele de álcool 70%, alvejantes ou amoníaco.

Gostou de nossas dicas? Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos relevantes. E caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato conosco. Até a próxima!

Santa Emília