O começo do ano se aproxima e com ele, algo também chega junto: o IPVA. Por isso, saber se sua situação está regularizada é muito importante.
Um dos motivos principais pelos quais o motorista deve efetuar o pagamento desse imposto é andar sem preocupações, evitando ser pego com documento vencido ou atrasado, o que pode ocasionar em multas.
Além disso, esses impostos arrecadados são usados para custear gastos com segurança, saúde, educação e transporte. Servindo para obras públicas, conservação e construção de estradas.
Se o seu IPVA não estiver em dia, é muito fácil resolver essa pendência:
É possível quitar o débito pela internet, na página do banco no qual possui conta corrente ou diretamente em uma agência física de seu banco.
Como consultar se o IPVA está em dia
Agora, se você não tem certeza se o seu IPVA está regularizado, é muito simples de descobrir. Se o seu não estiver em dia, é bem provável que você receba uma carta pelos Correios informando os valores e quando você deve quitar esse imposto que está atrasado.
Mas saiba que também é possível fazer a consulta desse imposto por meio do site da Secretaria da Fazenda. Por meio dos dados da placa e RENAVAM, o motorista consegue consultar sua situação.
Veja como parcelar o seu IPVA
Para quem não possui os recursos para pagar o valor total da dívida de imediato, mas mesmo assim desejar quitar o pagamento do IPVA atrasado, há a possibilidade de parcelar esse valor.
Existem alguns programas que o estado oferece para recolher esse tipo de imposto, oferecendo algumas condições para os motoristas.
É claro que, se o dono do veículo tiver a possibilidade de pagar à vista, terá muito mais vantagens, como ter descontos maiores em sua dívida. Mas se a única saída for parcelar, é melhor pagar o imposto que deve do que continuar com pendências com o governo.
Em casos assim, uma alternativa interessante é buscar uma linha de crédito com juros baixos, como o empréstimo com garantia, e trocar a dívida por outra mais barata e com maiores prazos para pagamento.
Consequências do IPVA atrasado
Apesar do governo dar uma segunda chance para o motorista quitar sua dívida, a falta de pagamento ainda é um risco enorme. Afinal, o nome do mesmo pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC.
Isso acontece, principalmente se você deixar de pagar por uma segunda vez.
Além disso, o dono do carro pode tomar multa e até não poder licenciar o carro com IPVA atrasado.
Pronto, agora que você já conhece os riscos e sabe como pagar IPVA atrasado, não perca tempo e regularize já a sua situação!
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024