O que fazer quando o carro ferve?

Categorias Dicas

Quando o carro ferve, quer dizer que houve um superaquecimento do motor. Entretanto há vários motivos para que isso aconteça, por isso é importante sempre observar se o medidor de temperatura se aproxima da área vermelha ou se uma luz preventiva se acende ou, no pior dos casos, se você perceber que está saindo fumaça (vapores) do capô do seu carro.

Assim, para te ajudar nós separamos algumas dicas importantes sobre o que fazer quando o seu carro ferver!

Entendendo o problema: por que o carro ferve?

O motor de um carro trabalha constantemente sob altas temperaturas, pois é movido à combustão. Além da própria explosão que move os pistões, o atrito entre os componentes móveis do carro também gera calor, levando o carro a temperaturas cada vez mais altas. Ou seja, o superaquecimento do motor é, portanto, causado pela falta de refrigeração, de lubrificação ou pelo calor excessivo.

Por isso, são muitos os problemas que podem estar relacionados com um carro fervendo, como: falhas em componentes do sistema de arrefecimento, na bomba d’água, mangueiras, termostato, válvula do termostato, radiador, ventoinha ou mesmo a tampa do reservatório de expansão… Todos eles, com mal funcionamento fazem com que o motor não seja devidamente resfriado, podendo levar ao superaquecimento.

Meu carro ferveu, e agora?

A primeira coisa que você deve fazer é parar o carro em um lugar seguro. Continuar andando com um carro superaquecido pode levar a problemas muito mais graves que podem custar caro. É preciso ter cuidado também para não mexer no carro enquanto o motor não estiver frio, para evitar acidentes, recomenda-se um tempo de espera entre 30 e 50 minutos antes de manipular qualquer componente do motor.

Feito isso, chamar um guincho é sempre a melhor opção. Isso porque o superaquecimento contínuo começará a queimar algumas peças fundamentais para o funcionamento do motor.

Cuidado ao levantar o capô. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido. Mas não toque no capô caso esteja saindo fumaça (vapores) do local, pois poderá causar queimaduras graves em você.

Espere o guincho chegar e levar seu carro com segurança para saber qual o motivo do superaquecimento.

Ficar parado em congestionamento pode fazer meu carro ferver?

Sim. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as chances de ficar com o carro fervendo não são maiores quando se está dirigindo em altas velocidades. É mais comum que o motor fique superaquecido no acelera e para de um congestionamento, por exemplo.

O que acontece é que, com o carro ligado, mas praticamente parado, a circulação de ar pelo motor é muito menor. Além disso, o asfalto absorve uma grande quantidade de calor, o que contribui bastante para aquecer o motor, uma vez que estão muito próximos.

E isso exige muito mais do sistema de refrigeração. Então, se ele não estiver 100%, os problemas começam a aparecer e você fica com o carro fervendo.

O que fazer para evitar o superaquecimento do meu carro?

O primeiro cuidado é verificar semanalmente o nível do reservatório e fazer a reposição, caso necessário, com o líquido adequado, água ou óleo para o radiador.

Além disso, a revisão periódica do veículo é fundamental, pois o sistema de arrefecimento do carro é uma das partes que devem ser checadas por profissionais.

Não brinque com a sua segurança. Cuide do seu carro e caso aconteça de ferver, pare na hora e chame ajuda!

Santa Emília

2 ideias sobre “O que fazer quando o carro ferve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *