Quando os filhos estão prestes a completar 18 anos, eles ficam ansiosos para tirar a carteira de motorista e ganhar o seu primeiro carro, não é mesmo? E, não é à toa, já que um carro é bem útil em quase todas as situações, principalmente se eles fazem faculdade ou estágio ao mesmo tempo.
E, convenhamos, pode valer a pena comprar carro para os filhos, pois você não precisará buscá-los na balada altas horas da noite e poderá ficar mais tranquilo deles voltarem para a casa em segurança.
Entretanto, vale lembrar que comprar um carro não é como ir ao supermercado, precisa de planejamento. Por isso, para te ajudar, nós separamos 6 dicas importantes para você ler antes de comprar um carro para o seu filho!
Boa leitura!
1- Faça um planejamento financeiro
Sempre quando for comprar um bem durável, como um carro, o recomendado é fazer um planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis, faça um planejamento e não compre se a parcela for mais de 30% da sua renda mensal.
Como o carro é para o seu filho (a), o legal é que eles também contribuam. Pode ser descontado na mesada ou fazer alguns cortes no orçamento familiar, como controlar o uso do cartão de crédito, abrir mão de viagens e passeios mais frequentes.
2- Defina as prioridades
A dica é: sente com seu filho (a) e defina 3 ou 4 prioridades para o carro, como: ele vai servir só para andar na cidade? Vai andar nas estradas? Precisa ter um amplo espaço interno? Pode ser um compacto? Precisa de uma carroceria?
Definida as prioridades, pois assim, você já tem um norte e saberá qual modelo de carro é ideal para seu filho (a).
3- Olhe bem as condições de segurança de um carro
A segurança vem em primeiro lugar! Por isso, avalie bem o carro que irá comprar. Verifique os cintos de segurança, airbags, freios, entre outras coisas são vitais para garantir a melhor proteção deles enquanto dirigem.
4- Compre um carro econômico
Quem é motorista sabe o quanto um carro gasta. É combustível, manutenção, pneus… Sendo assim, escolher um modelo econômico é bom para manter os gastos dentro do padrão.
Por isso, escolha um carro flex, que usa mais de um tipo de combustível ou pesquise bastante e escolha o modelo que gasta menos de acordo com as suas prioridades!
5- Evite modelos extravagantes
É normal os jovens idealizarem o seu primeiro carro! Mas, infelizmente, não são todos os pais que estão dispostos a pagar por uma Ferrari ou Lamborghini logo de primeira.
Assim, na hora de escolher o carro, deixe bem claro que você está pensando em algo básico, um veículo para se deslocar entre trabalho, faculdade e casa, para não criar altos sonhos e expectativas.
6- Seminovo é uma opção
Muitas pessoas têm o pé atrás com carros seminovos, pois há o risco de o veículo precisar de manutenção mais rapidamente pode acontecer. Mas na prática, não é bem assim.
Se você pesquisar e ir em concessionárias especializadas em seminovos, você sai de lá com um carro que é muito novo e com preço justo. Tudo é uma questão de saber procurar.
Por isso, não descarte a possibilidade de comprar um seminovo. Leve seu filho (a) junto e faça uma pesquisa minuciosa! Caso vocês não entendam muito de carros, convide um especialista da sua confiança para ir junto com vocês.
Viu que com planejamento, paciência e procura você consegue dar um carro de presente para o seus filhos! Com o veículo eles terão mais responsabilidades, gestão de tempo e independência!
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024
Texto curto, objetivo. Reflexão útil.
Obrigada!