Comprei meu carro: e agora?

Categorias Dicas

Comprar ou trocar um carro é a realização de um sonho para muitos. Mas não é só diversão! Quando você compra um carro seja da concessionária ou de outras pessoas, você deve seguir um passo-a-passo de documentação, manutenção e cuidados para, assim curtir o seu veículo.

Pensando nisso, nós elencamos abaixo dicas importantíssimas para você comprar um carro e evitar muitas dores de cabeça com as burocracias. 

Lembrando que as dicas servem para o primeiro, segundo, terceiro e quantos carros você tiver!

1 – Documentação

Ao comprar o carro, você deve receber junto com ele o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e o CRV (Certificado de Registro Veículo) já em seu nome. 

O primeiro deve sempre estar com você, pois ele comprova que seu carro está legalizado. É ele que você mostra para o policial no caso de uma blitz, quando ele exige saber sobre o veículo, por exemplo. 

Já o segundo, você pode guardar em casa, só não o perca, pois ele serve para quando você for vender o seu carro. 

Vale lembrar que os documentos do seu carro precisam ser renovados anualmente e os impostos também. Fique de olho também se a transferência foi feita corretamente. As concessionárias normalmente orientam seus clientes na hora da transação e possuem despachantes de plantão para providenciar os documentos de transferência.

2 – Manutenção

Se você comprou um carro zero, mantenha sempre as revisões de manutenção do seu carro em dia. A Volkswagen, em alguns modelos, oferece as primeiras revisões grátis, mas é preciso verificar essa condição na concessionária.

Agora, se você comprar um seminovo, antes de fechar o negócio, leve o carro em um mecânico de confiança e veja se vale a pena adquirir o carro. Além disso, depois do carro comprado, é importante que você também mantenha um calendário de revisões e manutenções em dia.

Assim você economiza, mantém seu carro seguro e pode dirigir tranquilamente!

3 – Manual

Informação nunca é demais, por isso, leia o manual do seu carro novo. Nele constarão informações sobre a calibragem correta dos pneus, a quilometragem para revisões e muitas outras informações que ajudam a aumentar a vida útil do seu veículo. 

Assim, se você comprou um carro zero, o manual já vem de fábrica. Agora, se você comprou um seminovo, pode ser que o manual tenha se perdido, mas nesses casos, vale procurar o manual na internet. 

4 – Garantia

Garantia é outra coisa que você deve prestar atenção, pois se o carro for 0 km, existe um garantia mínima, que normalmente é de 1 ano ou mais. Agora se o carro for usado a garantia costuma ser de três meses após a data da compra. E, para utilizá-la, você deve solicitar na loja onde você realizou a compra. Por isso, é importante conhecer bem o local antes de adquirir o carro, seja concessionárias ou garagens.

Comprei o carro de uma pessoa física? Como devo proceder?

Ao comprar um carro usado de uma pessoa física, você tem 30 dias para transferir o carro para o seu nome, pois o não-cumprimento desse prazo é considerado infração grave, gerando cinco pontos na carteira.

Além disso, sem a transferência, o antigo proprietário pode pedir o bloqueio do veículo, para evitar receber multas e cobranças. Para resolver, basta ir ao Detran com os seguintes documentos:

– CRV preenchido e assinado pelo antigo proprietário, com firma reconhecida em cartório;
– CRLV do veículo (original e cópia);
– RG e CPF do novo proprietário (original e cópia);
– Comprovante de endereço do comprador (original e cópia, de no máximo três meses antes);
– Duas vias do formulário do Renavam, disponível nos sites dos Detrans de cada Estado;
– Dois decalques do chassi;
– Comprovante de pagamento da taxa de emissão da nova CRV e dos demais débitos, caso existam.

Pronto, agora que você sabe o que fazer depois de comprar um carro é só dirigir com responsabilidade e claro, aproveitar o novo veículo!

Gostou das nossas dicas? Então leia mais artigos aqui no nosso blog!

Santa Emília

2 ideias sobre “Comprei meu carro: e agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *