Trocar todos os pneus de um carro pode pesar no orçamento, não é mesmo?! Mas também não dá para andar com os eles carecas e ruins! Isso coloca a sua segurança e de quem anda com você em risco.
Entretanto, você sabia que dá para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro? Sim! E para te ajudar, nós da Santa Emília separamos as melhores dicas para você aumentar a vida útil dos pneus do seu carro com segurança.
Confira!
Como prolongar a vida útil dos pneus?
O pneu é uma das peças mais importantes no funcionamento do carro. E como ele é feito de borracha, no contato com o solo há o desgaste do material. Quando muito “careca” pode haver uma falta de aderência do veículo, aumentando assim, as chances de acidentes.
O recomendado é que a troca do pneu seja feita a partir de determinada quilometragem rodada. Mas isso vai depender também das condições em que o veículo foi rodado e de seus componentes. Pneus usados na cidade, terrenos mistos, uso em lama e entre outros terrenos, possuem durabilidade diferente.
Para isso, você deve ficar de olho nos pneus, pois quando a banda de rodagem chega a marca TWI, está na hora de fazer a troca.
Diante essas informações, confira 5 dicas práticas para prolongar a vida útil dos pneus!
1- Fique de olho na calibragem
A pressão dos pneus é importante para a segurança ao dirigir e também para evitar desgastes prematuros. Por isso, é fundamental procurar informações no manual do pneu e verificar quais são os valores da calibragem e qual a periodicidade ideal. O recomendado é fazer a calibragem sempre que abastecer.
2- Faça o rodízio dos pneus
Outra dica é fazer o rodízio dos pneus. O indicado é fazer a troca entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Para veículos com tração dianteira, basta substituir os pneus da frente pelos traseiros, colocando-os do mesmo lado em que estavam. Porém, quando a força motriz estiver nas rodas traseiras ou se o carro for 4×4, tem de ser feito o que costumam chamar de “revezamento em X”. O processo é basicamente o mesmo, mas o lado dos pneus é alterado.
Lembrando que, para fazer o rodízio você deve procurar ajuda de um profissional, pois feito de forma incorreta, pode gerar mais desgaste do que antes!
3- Respeite a capacidade de carga
Se você costuma andar com o carro lotado de pessoas e bagagem, cuidado, esse tipo de comportamento pode desgastar ainda mais os pneus.
Para saber qual a capacidade de carga, na identificação do pneu, existe um número que vai de 70 a 100. Ele é responsável por mostrar a capacidade individual que cada componente pode suportar. Para que você tenha uma ideia, pneus que vêm com a inscrição 70 são indicados para veículos com até 800 kg.
Fique atento a esse detalhe e sempre busque informações no manual ou com o fabricante dos pneus antes de comprar.
4- Não altere as medidas de rodas e pneus
Outra dica para manter a vida útil dos pneus é não alterar as especificações de tamanho e largura que vêm da fábrica, principalmente quando se faz o tuning do carro, pois a primeira coisa que se muda são as rodas e os pneus.
Embora fique esteticamente agradável, isso pode aumentar o desgaste. Por isso, se você quiser realmente alterar as configurações originais do carro, procure um especialista para ajudar na escolha do pneu e das rodas adequadas. Em muitos casos, são necessários alguns ajustes na suspensão e até mesmo a troca de algumas peças por modelos mais robustos.
5- Não exagere nas acelerações
Quem nunca saiu apressado de casa e exagerou nas aceleradas? Então, essa prática é bastante prejudicial aos pneus, pois reduz a vida útil do mesmo e de diversas outras peças.
Por isso, a dica é: ande com calma, devagar e com tranquilidade sempre.
Viu que dá pra aumentar a vida útil dos pneus com segurança! Agora é só colocar as dicas acima em prática e economizar no final do mês!
Gostou do nosso artigo? Continue navegando pelo nosso blog!
- Novo Renault Kardian: Versão com Câmbio Manual de Seis Marchas - 19 de novembro de 2024
- Dicas para prolongar a vida útil do seu motor híbrido - 19 de novembro de 2024
- Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba: Uma nova era de tecnologia híbrida no Brasil - 14 de novembro de 2024
Muito legal e úteis as dicas. Vou colocá-las em prática já.