Não viaje antes de checar esses itens

Categorias Dicas, Economia, Segurança

Com as férias e o recesso batendo na nossa porta, o que não falta são planos de viagens e aventuras para aproveitar o verão e as festas de final de ano.

A viagem de carro fica mais divertida na companhia dos amigos ou da família. Claro que não pode faltar também aquela playlist animada e o lanchinho para comer na estrada.  

Mas será que você não está esquecendo de mais nada? Isso mesmo, a revisão do seu carro!

Por que é importante fazer a revisão? 

Nossos veículos são formados por inúmeras peças e sistemas com prazo de validade determinado, que precisam de manutenções e trocas na medida que sua vida útil vai chegando ao final. 

Não fazer a revisão no tempo determinado pode provocar desgaste e acidentes desnecessários, o que coloca você e seus passageiros em risco. Além de evitar incidentes, a revisão preventiva evita também gasto excessivos e inoportunos. 

Mesmo com a manutenção e revisão em dia, antes de qualquer viagem é preciso fazer uma checagem geral, afinal são horas viajando por estradas diferentes e sem estrutura de apoio. 

Quais itens checar e como fazer? 

Mesmo depois de fazer a revisão, alguns itens precisam ser checados para pegar a estrada sem preocupações. Veja quais são: 

Pneus 

Para checar, basta medir a pressão de cada pneu e comparar com a pressão indicada pela montadora. Essa informação, geralmente, está no manual de instrução do veículo

Se preciso for, vá até um posto de gasolina e calibre os pneus de acordo com as instruções específicas para seu modelo. Ah, e não tenha vergonha de pedir ajuda para um frentista se estiver com dúvidas. 

Além da pressão, é importante checar o desgaste físico dos pneus. Caso estejam carecas, eles perdem aderência com o solo e podem provocar terríveis acidentes. Verifique também se tem um lado mais gasto do que o outro, porque indica falta de alinhamento

Óleo 

Leva apenas 3 minutos para checar o nível de óleo do seu carro, e esse tempo pode gerar uma boa economia com gastos de consertos e te livrar de uma grande dor de cabeça.

Para verificar o nível de óleo mantenha o motor do carro quente. Retire a vareta de medição e cheque o nível indicado. Caso esteja baixo, leve o carro para uma troca de óleo e peça ao mecânico que veja possíveis vazamentos

Fique atento à cor e consistência do óleo também. Ele deve estar claro e fluido. Caso contrário, faça a troca.

Bateria 

Você não quer perder parte da sua viagem, ficando parado no meio da estrada, porque a bateria do seu carro acabou, né? Por isso, utilize um voltímetro através dos polos para medir a carga da bateria

Cheque também se os terminais estão limpos e sem corrosão. Tal condição impede o fluxo de eletricidade e pode gerar mal funcionamento do motor

Procure limpar os terminais com produtos específicos e com escova de aço. Faça essa limpeza com o motor desligado. 

Água no radiador 

É importante manter sempre o nível de água no radiador em dia, uma vez que ele é o responsável pelo resfriamento e controle de temperatura do motor.

Antes de verificar o radiador, certifique-se que o carro está com o motor frio, para você não se queimar. Garanta que o nível de água esteja no lugar indicado. Caso contrário, reponha a água.

Se notar que o nível está baixando muito rápido, leve a um mecânico mais próximo! Pode ser que o seu radiador esteja rachado.

Fluido de transmissão

Encarregado de manter as engrenagens funcionando corretamento, o fluido de transmissão é fácil de verificar, assim como o óleo.

Basta encontrar a vareta indicadora e retirá-la. Ao fazer isso, atente-se ao aspecto do líquido, que deve ser limpo e sem resíduos de metal. Em condições diferentes, procure imediatamente um mecânico. 

Luzes 

Principalmente para quem vai pegar estrada à noite, essa etapa é fundamental para garantir sua visibilidade na rodovia

Peça ajuda a um amigo ou utilize um objeto pesado para apertar os pedais de freio enquanto você checa as luzes. Teste as luzes de freio, setas e os faróis baixo e alto. 

Dicas bônus: 

Ficar atento a todos esses itens antes de viajar garante maior proteção a você e seus passageiros. Porém, outros cuidados também são importantes na hora de pegar a estrada:

  • Dirija no seu tempo e no seu limite. Em viagens longas, programe paradas ou reveze a direção com outro motorista; 
  • Fique atento às sinalizações da via e respeite o limite de velocidade;
  • Ao fazer ultrapassagens, certifique-se que têm permissão e velocidade suficiente para fazer a manobra;
  • Em caso de chuva, diminua a velocidade e utilize corretamente a sinalização;
  • Opte por rodovias privadas, pois elas contam com uma rede de apoio melhor e asfalto em boas condições;
  • Se for dirigir, jamais beba!

Então, tenha uma boa viagem!

Aqui está uma playlist para você curtir na estrada:

Santa Emília

1 ideia sobre “Não viaje antes de checar esses itens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *