6 respostas sobre o pedágio por quilômetro rodado que você precisa conhecer

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No início de junho, foi sancionada a lei que autoriza a cobrança de pedágios por quilômetro rodado e não mais por tarifa fixa, como é atualmente.  O sistema é conhecido como free-flow e já existe em muitos lugares do mundo, principalmente na Europa.

Por ser uma modalidade nova no país, é comum que os motoristas tenham muitas dúvidas sobre como irá funcionar a cobrança por quilômetro rodado nos pedágios. Por isso, separamos 6 perguntas e respostas sobre o tema que você precisa saber:

1 – Quando o sistema do pedágio por quilômetro rodado vai entrar em vigor?

A expectativa era de que, após publicada, a lei que regulamenta o pedágio por quilômetro rodado entrasse em vigor após 180 dias. Porém, esse prazo foi vetado e ainda não há data definitiva para implementação do sistema.

2 – Como vai funcionar essa cobrança proporcional por quilômetro rodado?

Os carros deverão ter chips instalados nas placas ou tags nos para-brisas que serão reconhecidos por sensores e câmeras espalhados pelas rodovias pelas quais os motoristas deverão passar com velocidade determinada para que haja a leitura das informações. As praças de pedágio com cobrança manual deixarão de existir.

Com esse novo sistema, cada quilômetro de rodovia terá um valor fixo. Assim, se o motorista percorreu 10 km de uma via com 100 km, ele pagará apenas pelos 10 quilômetros que andou.

3 – O motorista vai pagar pela tag ou pelo chip instalados no carro?

O texto não especifica essa questão. Porém, é muito provável que a cobrança pela instalação desses equipamentos nos veículos acabe sendo custeada pelo motorista. O preço estimado, na média, deve ficar entre R$ 30 a R$ 40.

4 – Como o motorista vai pagar a tarifa do quilômetro rodado?

Sem definições ainda, o mais provável é que aconteça como a cobrança automática atualmente. Todo início de mês, o motorista recebe um boleto no endereço que consta no documento de propriedade do veículo para que ele pague o valor proporcional aos quilômetros rodados.

5 – O sistema será obrigatório em todos os pedágios do Brasil?

Sim. As praças de pedágio precisarão se adaptar ao novo sistema, e implantar apenas cabines de cobrança automática.

Primeiramente, só as novas concessões de rodovias terão que implementar o sistema por quilômetro rodado. As demais realizarão a mudança de forma gradual.

6 – O que acontece para quem não pagar o pedágio?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não pagar o pedágio é infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

O que você achou do pedágio com cobrança por quilômetro rodado? Para saber mais informações sobre o setor automobilístico, não deixe de acompanhar nosso blog com atualizações quinzenais de conteúdos.

Santa Emília