Vai viajar? Confira o nosso checklist indispensável antes de pegar a estrada

Categorias Sem categoria

Ufa, finalmente as merecidas férias! Tempo de juntar a família e os amigos para fazer aquela viagem inesquecível! Quem não ama, né? Mas se você vai de carro, é imprescindível fazer um checklist e revisar alguns detalhes antes de pegar a estrada. Afinal, você não quer ter problemas e dores de cabeça em seu momento de descanso e lazer, concorda?

Por isso, listamos aqui alguns pontos de atenção para que  você viaje em segurança e sem transtornos. Está pronto (a)? Aperte o cinto e vamos lá!

 Faça a revisão do carro

Não precisamos dizer que esse é o item mais importante do nosso checklist, né? Faça a revisão do seu carro para que ele tenha um bom desempenho na estrada. Só assim você poderá saber se algo precisa ser consertado ou trocado, e dessa forma, garantir a sua segurança e a dos passageiros. 

Verifique, por exemplo, se o motor está funcionando corretamente, se  não existe vazamento de óleo, se as luzes e setas estão acendendo, entre outros cuidados.  

Ah! E antes de começar a viagem, não esqueça de calibrar os pneus!

Cintos de segurança sempre!

Cuidado básico mas não custa reforçar. Qualquer pessoa que decida pegar a estrada precisa estar atenta ao uso do cinto de segurança, item imprescindível e que salva vidas!

Assim, motorista, assegure-se que todos os cintos de segurança estão funcionando e que cada passageiro esteja usando corretamente.

Respeite os limites de velocidade

Aqui a imprudência não tem vez! Lembre-se que agir de modo irresponsável e imprudente pode colocar em risco a vida de todos. Então, a dica é simples: respeite os limites de velocidade!

Planeje-se!

A regra é clara: planeje a rota e veja os trajetos mais seguros. Afinal, é sempre bom saber onde estamos indo e evitar surpresas, não é mesmo? Também é válido traçar os caminhos com postos de combustível e serviços de emergência.

Evite sair em horários de pico

Ninguém merece horas de engarrafamento, concorda? Assim, evite sair naqueles horários de intenso fluxo. Dessa forma, você se desgasta menos e reduz seu tempo dentro do carro.

Cheque o nível de combustível

Esteja sempre verificando o nível de combustível do carro e fique de olho na hora de reabastecer. Não espere o marcador descer muito ou ficar vermelho, pois nunca se sabe onde se encontra o próximo posto.

Documentação na mão!

A nossa última dica é muito importante e pode evitar transtornos e complicações à viagem. Lembre-se que dirigir com os documentos pessoais e do veículo em dia é obrigatório tanto na cidade quanto na estrada. Verifique a validade de sua CNH e documentos do carro. Além disso, certifique-se que todos os passageiros estejam portando seus documentos pessoais. Não vacile!

E então, curtiu as nossas dicas? Com esse super check-list, você garantirá uma viagem tranquila e livre de estresses. Agora é só colocar o pé na estrada e curtir muito!

Santa Emília